sábado, 27 de fevereiro de 2016

Os filhos do/a companheiro/a...

Hoje os 3 foram conhecer a namorada do Pai.
Estou com sentimentos dúbios.
Por um lado quero que estejam bem e felizes e espero que estejam a gostar. Espero que gostem da namorada do pai e se dêem bem com ela para que fiquem tranquilos e tudo corra pelo melhor. Afinal, é a namorada do pai. Não tem de ser minha amiga - e provavelmente nunca o será - mas se gostar e tratar bem os meus filhos eu estarei feliz e agradecida.
Mas, por outro lado, são os meus filhos, os meus bebés, os seres que mais amo. Não nego que sinto algum frio na barriga. Talvez alguns ciúmes e receio. Sou mãe, e é normal.
Mas agora penso...
E ela, a namorada do pai, como estará? Ficou com o homem e saem-lhe na rifa três crianças, de 12, 10 e 6 anos de idade. Crianças que embora meigas, respeitadoras e doces (sou suspeita) têm uma vivência que ela desconhece.
Sinceramente não sei o que ela sente, mas sei o que sentiria. Algum pânico mesmo...
Sou super mãe galinha, adoro crianças e a minha tendência é para me apaixonar quando conheço qualquer criança e criar logo laços afectivos, mas numa situação destas tenho medo.
Talvez por conhecer demasiado bem crianças, sei que é preciso criar empatia com elas, não forçar a nossa presença e deixá-las irem-se adaptando a uma nova realidade.
Mas imagino-me numa situação idêntica e penso o que faria.
Em primeiro lugar, admito que teria medo que a criança não sentisse empatia comigo. Sei criar empatia com qualquer criança, sei como chegar a elas, mas numa situação destas acho que a minha espontaneidade estaria afectada pela situação.
Tenho a certeza que nos primeiros contactos seria pouco intrusiva de modo a que a criança apenas me conhecesse, se habituasse à minha presença, sem sentir que estava a tentar ganhar apenas a sua simpatia - se eu não gosto de pessoas demasiado simpáticas à primeira vista, acho que não o devo ser...
Mas sei que depois do primeiro encontro, aquela criança já teria conquistado o meu coração...
Aí surgiria o segundo medo: e se me afeiçoar e depois acabar por haver afastamento? Isso já me ia custar horrores.
Mas, seguindo...
Depois de conhecer a criança, de gostar dela e me sentir mais segura, começaria a fase da conquista, com carinho, amor, brincadeira e cumplicidade. Acho que é assim que se ganha o coração de uma criança. É assim que eu faria.
Como já disse, gostava de refazer a minha vida e, na minha idade, a probabilidade de o fazer com alguém já pai é o normal. Por isso penso o que sentiria...
Sei que os meus filhos, que querem é mais irmãos - ainda que não fosse um irmão na realidade - e são doidos por crianças iriam achar a ideia fantástica. A Mariana, mãezona como eu, baba-se pela ideia de mais uma criança em casa, e os mais pequenos seguem-lhe os passos.
Eu...
Sem tentar substituir a mãe - sim, porque os meus filhos têm mãe, que sou eu, e os filhos dos outros também têm - acho que não teria dificuldade nenhuma em acolher mais uma (ou mais) crianças no meu coração.
Aliás, se gostar do pai, gostarei automaticamente dos seus frutos...
Por mim não será problema.
Se ao refazer a vida o escolhido tiver filhos será mais um motivo de alegria, mais um motivo de felicidade.
Adoro crianças e famílias enormes, por isso até gostaria.
Sei que amarei qualquer filho de um companheiro que  tenha no futuro.
Não como mãe, pois não o serei, mas como amiga, cúmplice, cuidadora e adulta de confiança.
Tenho curiosidade pelo meu futuro, mas é uma ideia que me agrada!
Por tudo isto, acredito que a tarefa da namorada do pai hoje seja complexa, mas espero que tudo corra bem e que ela consiga amar os meus filhos como eu sei que faria.

3 comentários:

  1. Bem, muito honestamente não deve ser fácil ficar com um homem que já traz 3 filhos. Depois também não deve ser fácil aceitar outra pessoa na vida do ex marido e dos filhos. Se Deus quiser vai correr tudo bem e com a tua ajuda os meninos vão encarar isto com a maior naturalidade possível. Admiro a tua maneira de levar as coisas, a bem. Um exemplo, és uma inspiração.

    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Carla, o tempo é valioso, o amor pelos filhos ajuda-nos a ... tudo! Mas o principal é amar-nos, é o que eu tenho aprendido!!!Assim seremos capazes de amar o próximo, cuidar dos nossos filhos. E quem Cuidar dos nossos ... Abraço Forte!

    ResponderEliminar