terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Pedir ajuda para lidar com os filhos na altura do divórcio

Sabemos que não é fácil lidar com as crianças na altura do divórcio. Há medos, anseios, receios que elas têm e nem sempre manifestam. Como alguém me disse: "O mundo deles vai desabar, pois as pessoas que mais amam no mundo, os pais, vão se separar". É verdade. O mundo deles desaba.
Mas podemos minimizar essa tristeza, essa dor e esse sofrimentos deles. Pedir ajuda a quem sabe e é especialista nesta área pareceu-me a melhor solução - a que o pai dos 3 aderiu convictamente. 
Falámos com a Dr.ª Eva Delgado-Martins, psicóloga, Doutorada em Programas de Educação Parental, Autora dos livros "Casa de Pais... Escola de Filhos" e "Conversas com Pais"e especialista nesta área.
Não tenho palavras para descrever a importância do auxílio da Dr.ª Eva. Ouviu-nos, percebeu a nossa realidade familiar, bem como os nossos filhos e encaminhou-nos nesta fase. O que devíamos fazer, como devíamos contar, em que ambiente, com que palavras. O que evitar, como reagir de acordo com cada criança. Foi fantástico o seu apoio e foi das decisões mais acertadas que tomei.
Para além de nos preparar para este momento fulcral, a Dr.ª Eva ainda nos orientou em quanto futuro ex-casal e pais divorciados de 3 filhos menores. Foi fundamental.
A preocupação com o bem estar dos meus filhos é tão genuína, tão verdadeira, que desde então a Dr.ª Eva tem procurado acompanhar o desenvolvimento desta situação, aconselhando nos momentos mais importantes e uma vez mais digo que o seu apoio foi essencial neste caminho que traçámos.
Tenho pena de mais casais não procurarem ajuda. É um momento demasiado importante na nossa vida e dos nossos filhos para o ignorarmos e tratar com leveza.
Correu tudo bem até agora e os 3 estão bem e tranquilos, mas tenho a certeza que devo grande parte dessa tranquilidade e felicidade dos meus filhos à Dr.ª Eva Delgado-Martins.
Aproveito este momento para agradecer publicamente à Dr.ª Eva, por todo o apoio, toda a disponibilidade prestada e todo o carinho com que nos ajudou e ajuda nesta fase da nossa vida. Foi um ponto chave na nossa vida.
A todos os pais que estejam numa situação de ruptura conjugal e tenham filhos menores, aconselho vivamente procurarem ajuda de especialista nesta área e, obviamente, recomendo a Dr.ª Eva Delgado-Martins, cuja página do facebook podem encontrar aqui: https://www.facebook.com/Delgadomartinseva/?fref=ts

Página do facebook da Dr.ª Eva Delgado Martins



2 comentários: