sábado, 7 de maio de 2016

Ficar em casa com os filhos... É uma opção, mas não a minha...

Leio muitas vezes reportagens, comentários, etc. sobre as mães que optam por ficar em casa com os filhos, em especial quando são mais pequenos, em vez de regressarem ao trabalho ou procurar um.
Sem tecer qualquer juízo de valor acerca dessa opção, que respeito, acho que era incapaz de o fazer.
A minha realização pessoal passa necessariamente pela realização profissional.
Não concebo a ideia de não trabalhar, de não me sentir produtiva, de não me realizar profissionalmente, procurando alcançar os meus objectivos nessa área.
E, ter filhos, não alterou esta minha visão.
Na verdade, admito, que me sinto desconfortável com os comentários de que as mães que optam por ficar com os filhos também têm uma vida muito atarefada, muito cansativa, muito absorvente...
Acredito...
Ok, tratar de uma casa, garantir a sua limpeza e organização dá trabalho.
Lavar e passar a roupa a ferro cansa.
Tratar dos filhos, dar banhos, refeições, ver trabalhos de casa, brincar com eles e estar com eles é absorvente...
É tudo verdade, mas, a mãe que trabalha faz isso tudo também e ainda trabalha.
Ontem, por exemplo, trabalhei desde manhã cedo e cheguei a casa perto das 20h00 - felizmente tenho o apoio da minha mãe, o que me permite chegar mais tarde.
Quando cheguei a casa tive de fazer o jantar (no caso só faltava a sopa).
Antes ainda tive de passar pelo supermercado...
Ajudei o F. a fazer os trabalhos de casa.
Fui buscar as manas à ginástica.
Em casa, dei banho e ajudei a vestir o F..
Ajudei a terminar o banho das MM.
Sequei o cabelo das MM....
Dei-lhes jantar
Fiz pipocas para a noite de cinema
Estive com eles a dar um pouco de atenção
Deitei-os...
Que horas eram?
Cerca das 22h30...
Estava estoirada... no meio desta correria ainda consegui fazer um pouco de ginástica...
Quando finalmente a casa estava silenciosa eu estava cansada, agastada... ainda que feliz.
Se não trabalhasse? Teria feito tudo isto com calma, sem pressas...
Não invejo quem fica em casa mas não é a minha opção.
O reverso da medalha? Fico mais cansada, quase não tenho tempo para mim, mas sou feliz pois estou realizada como profissional e como mãe...
Opções...

Sem comentários:

Enviar um comentário