terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Procurar escolas em Lisboa

Com a separação, decidi mudar da vila onde vivia para a cidade... e escolhi a minha cidade: Lisboa (mas disso falarei noutra publicação)...
Os três andam na escola e estavam em escolas públicas (bem integrados e sem razões de queixa do ensino).
Primeira decisão a tomar em Lisboa: escola pública ou privada (atentos os preços destas, não serão seguramente opção para toda a gente). Decidimos pela escola pública.
Com efeito, estou a viver no centro de Lisboa, e as escolas públicas são excelentes e pelo que constatei muito bem posicionadas no ranking (que vale o que vale...).
A opção lógica seria uma escola a cerca de 500 metros de casa, para onde os miúdos poderiam deslocar-se a pé. 
Foi aí que tive noção das fraudes utilizadas para conseguir vaga, por exemplo, naquela escola: desde encontrar encarregados de educação por simpatia ao cúmulo de pagar: a pessoas com casa na área abrangida pela escola para serem encarregados de educação ou, pasme-se, arrendar ali uma casa uns meses para ter acesso a morada!!!!!
Fiquei parva... a minha casa, a, talvez, menos de 500 metros da escola não pertence à área de residência da mesma por cerca de 100 metros... ridículo ! 
Não pactuando com estes disparates, matriculei os três no agrupamento de escolas ao lado... fui muito bem recebida pela Directora do Agrupamento que ao ver-nos (a mim e ao pai) aflitos se prontificou a ajudar e conseguimos vaga para os 3: com a morada correcta, sendo eu a encarregada de educação e sem cunha ou utilização de qualquer expediente (não sabiam, sequer, as nossas profissões). 
Estou contente com a escolha das escolas, do agrupamento e da zona. 
Por isso considero que fizemos uma boa escolha pela escola pública e estou orgulhosa por não ter pactuado com falsidades e falcatruas! 

Sem comentários:

Enviar um comentário