segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Ser mãe, ser exemplo

Ultimamente tenho-me questionado sobre o papel de mãe. O meu papel de mãe.
Com a separação, os meus filhos estão a viver comigo, sendo a presença do pai uma constante na vida deles - felizemente! 
Porém, é inquestionável que sou a referência diária dos 3. 
Durante muito tempo achei que ser mãe era apenas providenciar pelo seu bem estar, cuidar e dar conforto... educar, estar presente, fixar limites e mimar...
Porém, ainda assim me parecia pouco...
Comecei a perceber o orgulho que os meus filhos tinham em mim. Notei que os meus gestos, as minhas tristezas e alegrias tinham reflexo directo neles...
Conforme fui recuperando a força, a alegria de viver, o bom humor e a genica que sempre me caracterizou os miúdos foram ficando mais felizes e tranquilos... 
Decidi, então, educar pelo exemplo! Apenas isso...
As nossas férias, o regresso a casa após as férias com o pai... tudo tem sido planeado por mim de forma a que percebam o que podem ser (depois contarei como...)!:
Elas: mulheres fortes, independentes, felizes, autónomas, confiantes, trabalhadoras e muito lutadoras;
Ele: também como elas, mas com uma característica que admiro em qualquer homem: respeito e reconhecimento da força das mulheres! 
Quero que os meus filhos cresçam com a consciência da força feminina.
Não sou feminista, mas acho que elas nunca devem duvidar das suas capacidades por serem mulheres e ele deve reconhecer que somos igualmente fortes e capazes. 
Um homem que respeita as mulheres será cavalheiro, respeitador, amigo e humilde, sem perder a sua masculinidade, a sua força, o seu carácter! 
E cabe a ele perceber isso e ser um Homem de verdade, e a elas caberá serem merecedoras disso...


Sem comentários:

Enviar um comentário